quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Quem foi a primeira pessoa que surgiu no mundo?

Projeto de Apredizagem:


Nomes: Bruna Feix, Paula Gislaine Schütz.


Serie/ Turma: 4ª11


Titulo: Quem foi a primeira pessoa que surgiu no mundo?

Certeza provisória: Não era nem Jesus e nem Adão e Eva.

Dúvidas Temporária: Nossa dúvida é saber quem foi  primeira pessoa que surgiu no mundo?

Quem foi a primeira pessoa que surgiu no mundo?

Como o homem surgiu na terra? Essa pergunta que sempre esteve presente na memória do homem em todas as épocas. Os povos procuram responder as essa indagação. Em 1650, um pensador religioso inglês baseado nas crenças judaicocriatas chegou à conclusão, sem nenhum critério científico de que o homem havia sido criado no ano de 4004 a.C.
No século XIX, as descobertas arqueológicas destruirão explicações como essa. E foi nesse mesmo século, rico em pesquisas, que Charles Darwin publicou seu livro A origem das espécies. A partir de anotações feitas em uma viagem de navio pelo mundo (183 1-1836) e de estudos sobre tais anotações, Darwin formulou a teoria da mutação das espécies. Observou que por meio da mutação, as espécies se adaptam ao meio natural, geram criaturas diferentes de si mesmas e dão origem a novas espécies.

Concluiu, então, que algumas espécies se extinguiam dando lugar à outra:
esse processo seria o da seleção natural.
Mais tarde, Darwin estendeu essa teoria para o surgimento do homem, classificando-o como descendente dos antropóides. A comunidade científica e outros setores da sociedade opuseram-se a essa conclusão, pois não podiam admitir que o homem branco, superior “. Descendesse de macacos. Na verdade, sabe-se hoje que o homem é parente do macaco e não seu descendente. •As descobertas de Darwin foram muito importantes, mas não definitivas, pois as pesquisas continuam, até hoje. Lançando sempre novas luzes sobre as origens do homem”.
OS NOSSOS ANCESTRAIS
A mais antiga espécie de hominídeo foi o Australopithecus, que surgiu no sul da África há cerca de três milhões de anos. Este nosso provável ancestral tinha algumas características semelhantes ao homem moderno criou o primeiro instrumento.

Quando um dos nossos ancestrais passou a andar sobre dois pés (bipedismo), isso o deixou com as mãos livres para fazer e usar objetos. O trabalho com as mãos foi sofisticando a sua capacidade de manipular, estimulando o crescimento do seu cérebro e a sua capacidade intelectual. O fato de o homem fabricar seus instrumentos dotou-o de cultura, diferenciando-o dos animais.
A origem do homem americano
Como surgiu o homem americano? Como foi povoada a América? Qual a origem dos nossos indígenas? Qual a origem do homem americano? Grande mistério ainda não resolvido; nem pela historiografia, nem pela arqueologia e nem mesmo pela ciência moderna. Porém, muitas hipóteses foram levantadas, hipóteses não científicas e hipóteses científicas.
As hipóteses não científicas foram as mais extravagantes possíveis, defende-se, que o povoamento da América teria se dado: “Pelos descendentes de Noé, pelos cananeus – expulsos por Josué, pelos fenícios, pelos hebreus, pelos Sírios das frotas de Salomão enviadas a Ofir, pelas dez tribos de Israel, pelas migrações antediluvianas, pelos cários da Ásia Menor após a Guerra de Tróia, pelos tártaros de Kublai-Khan, e a mais extravagante – pelos habitantes da Atlântida, etc...”
Sabe-se que a origem do homem americano é um mistério, ainda não resolvido, e que somente será resolvido pelas descobertas científicas, dadas pela arqueologia, pela paleontologia, pela física, pela biologia, pela geologia e desenvolvimento das ciências. Seja o que for, o que se tem até hoje, é que, os homens americanos são mais recentes que os homens europeus, asiáticos e africanos. A datação mais antiga de homem encontrado no continente americano é em São Raimundo Nonato, no Piauí (Brasil), com datação de 35 a 45 mil anos e ainda em estudo; a segunda em Falson, com datação de 35 a 37 mil anos, na América do Norte; terceiramente em Sândia, no Panamá; quarto em Punin, no Equador com datação de 12 a 16 mil anos; em quinto em Lagoa Santa, no Brasil com datação 10 a 11 mil anos. Há muito mais a ser descoberto.
Conclusão:
A gente pensava que os homens tinham surgido com a explosão que criou a Terra.

Mas agora sabemos que quem surgiu no mundo foram os animas.E sabemos que quem pesquisou muito para chegar a conclusão foi Charles Darwin um escritor. Charles Darwin escreveu o livro A Origem das espécies.

Charles Darwin



                                                        Livro a origem das especies de
                                                            Charles Darwin

FONTES:


TEXTO:

http: //www.vestibular1.com.br/revisao/origem_homem.doc


http://www.vestibular1.com.br/revisao/r293.htm

9 comentários:

  1. muito bom

    meus parabens por esse trabalho

    acho muito bom as crianças terem acesso ao mundo pela escola!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei tbm é meu mesmo. Quer disse meu e da Bruna

    ResponderExcluir
  3. aff so porque umas meninas fez uma pesquisa pela INTERNET quer dizer que elas são "espertas" e "gatas" elas pegaram na wikipedia ta na CARA que criança vaii conseguir faze isso de cabeça minha gente eerrr vcs são mt burros SEUS BURROOOS

    ResponderExcluir
  4. e essas meninas é mt mt mt mt mt feias

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. adorei essas meninas sao muito espertas

    ResponderExcluir