quinta-feira, 24 de setembro de 2009

As bonecas

Projeto de aprendizagem



Titulo: As bonecas

Componentes:
Vanessa Bitencurt Sostisso
Roberta Trindade Heger


Serie: 4ª Turma: 9

Certezas provisórias:

Que tem um monte de bonecas diferentes.

Que os cabelos são de várias cores, pretos, loiros, marrons.
Dúvidas temporárias:

Como as bonecas são fabricadas?

Como fazem as roupas delas?

Qual foi a primeira boneca do mundo?

BONECAS


Boneca é um dos brinquedos mais antigos e mais populares em todo o mundo.
As bonecas podem ser confeccionadas com diferentes materiais, acompanhando a evolução dos mesmos e as novas tecnologias.

Diversos são os materiais que atualmente são usados para a fabricação das bonecas, tais como: madeira, palha, tecido, plástico, porcelana, papel, pelúcia, metal, vinil, papel machê, cera e gesso, dentre outros.

Em muitas culturas, ela é um brinquedo associado às meninas, no entanto, existem versões de bonecos direcionados aos meninos, guardando ambos, como elemento essencial para a sua caracterização, as formas que lembram a humana, ou humanizada.


Nem mesmo o surgimento de brinquedos modernos conseguiu aplacar a magia das tradicionais bonecas de pano. Em Juazeiro do Norte, elas ainda são encontradas em algumas casas comerciais e feiras livres. É bem verdade que a procura é menor, mas não o suficiente para por fim a atividade. O testemunho é da bonequeira Caetana Silvino de Souza que, apesar dos seus 84 anos, ainda fabrica as bonecas de pano para atender pedidos de alguns comerciantes do Município!

A arte das mulheres bonequeira estará presente no 17º Congresso Internacional de Psicoterapia de Grupo, que foi aberto ontem, em Roma, Itália, com a participação de 1.300 profissionais da área da saúde vindos de várias partes do mundo. A informação é da psicodramatista cratense Elizete Leite Garcia, que participa do encontro com uma coleção de bonecas de pano que foram fabricadas debaixo de um pé de manga, pelas bonequeira do município do Crato.


As roupas das bonecas são feitas igual as roupas normais de pessoas só que reduzidas e costuradas.

As bonecas já existiam desde o antigo Egito, pelos estudos feitos eram de couro e madeira.

A criação de bonecas com objectivos comerciais estruturou-se na Alemanha do século XV, nas localidades de Nuremberga, Augsburgo e Sonneberg, onde nasceram os Dochenmacher (fabricadores de bonecas). Foi também na Alemanha que se criaram as casas de bonecas.

A primeira boneca comercial foi fabricada em Londres (1810) por S&J Fuller, e chamava-se Little Fanny. A primeira boneca de papel produzida na América do Norte foi em Boston (1812) por J. Belcher. Nos anos 1820, conjuntos de bonecas eram produzidos na Europa e exportados para crianças de famílias abastadas em outras partes do mundo.















































































































































Conclusão:Nós adoramos esse trabalho das bonecas e nós usamos a Internet para fazer esse trabalho com a ajuda do Google.

Nós não sabiamos que eles cortavam o bico de um litrão e faziam o corpo das bonecas agora nós sabemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário