quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A importância da água na vida dos seres vivos.

Projeto de Aprendizagem
1-Nomes: Vinicius e João Pedro


2- Série-4 Turma 10.

3- Tema /Assunto:  A importância da água na vida dos seres vivos.

4-Certezas provisórias:
 Quando há secas em uma região animais morrem de sede.

 Sem a água,nós não estaríamos vivos

 Um dia vai secar rios e lagos


DÚVIDAS TEMPORÁRIAS:

 Será que a água vai acabar um dia

 Poluição da Água

 Quantos dias uma planta sobrevive sem água


FALTA  DE  ÁGUA


Este milênio que está começando, apresenta o grande desafio de evitar a falta de água. Um estudo recente da revista Science (julho de 2000) mostrou que aproximadamente 2 bilhões de habitantes enfrentam a falta de água no mundo. Em breve poderá faltar água para irrigação em diversos países, principalmente nos mais pobres. Os continentes mais atingidos pela falta de água são: África, Ásia Central e o Oriente Médio. Entre os anos de 1990 e 1995, a necessidade por água doce aumentou cerca de duas vezes mais que a população mundial. Isso ocorreu provocado pelo alto consumo de água em atividades industriais e zonas agrícolas.

POLUICAO DA ÁGUA

Podemos definir poluição ambiental como a ação de contaminar as águas, solos e ar. Esta poluição pode ocorrer com a liberação no meio ambiente de lixo orgânico, industrial, gases poluentes, objetos materiais, elementos químicos, entre outros.

A poluição ambiental prejudica o funcionamento dos ecossistemas, chegando a matar várias espécies animais e vegetais. O homem também é prejudicado com este tipo de ação, pois depende muito dos recursos hídricos, do ar e do solo para sobreviver com qualidade de vida e saúde.

Os principais poluentes ambientais são: chumbo, mercúrio, benzeno, enxofre, monóxido de carbono, pesticidas, dioxinas e gás carbônico.


QUANTOS DIAS UMA PLANTA SOBREVIVE SEM ÁGUA
Depende da planta e do lugar que se vai botar por exemplo:se você colocar num lugar muito escuro e seco ela não vai crescer , mas se botar num lugar que tem luz do dia e regar ela vai crescer mais forte, como a Samambaia, ela precisa de luz.

Cada tipo de planta precisa de quantidades de água diferente.

Algumas plantas resistem a pouca luz do dia, então pode botar num lugar que não tenha luz do dia como as plantas do deserto elas conseguem sobreviver a pouca água.

Depende do tipo da planta e do lugar onde ela e Brota.


  • Os Cactos são plantas que se adaptam e vivem em ambiente muito secos

Cactaceae é a família botânica representada pelos cactos, são aproximadamente 84 gêneros e 1.400 espécies nativas das Américas. São frequentemente usados como plantas ornamentais, mas alguns também na agricultura. São plantas pouco usuais, adaptadas a ambientes extremamente quentes ou áridos.

Alguns ecosistemas, como os desertos, semi áridos, caatingas e cerrados, recebem pouca água na forma de precipitação pluviométrica. As plantas que habitam estas áreas secas são conhecidas como xerófitas, e muitas delas são suculentas, com folhas espessas ou reduzidas. Todos cactos são plantas suculentas, e como elas, apresentam diversas adaptações que as habilitam a sobreviver nestes ambientes. Os cactos nunca perderam suas folhas.


Os cactos têm caules suculentos e espessados capazes de realizar fotossíntese e armazenar água. O próprio corpo da planta é também capaz de absorver a umidade através da epiderme e dos espinhos.

Por isso os cactos são as plantas mais resistentes ao calor, porque armazenam água.



Fontes

http://amora2009geografia.pbworks.com/Uma-planta-sobrevive-fi car-dentro-de-uma-pessa-se

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cactaceae#Adapta.C3.A7.C3.A3o_.C3.A0_seca


CONCLUSAO

Nos aprendemos com esse trabalho a importância da água em nosso planeta .

Não devemos desperdiçar a água a toa .

Devemos economizar a água para o nosso planeta não sofrer com a falta de água no planeta futuramente.

Devemos fechar a torneira quando estamos escovando os dentes;

devemos regular a descarga para despejar menos água a cada vez

Um comentário: