terça-feira, 6 de outubro de 2009

As drogas

Projeto de aprendizagem


Titulo : As drogas

Componentes do grupo:

Jeniffer Santos de Lima

Dandara Roberta Soares Conceição

Luana Palhano Schneider


Série: 4 ª turma : 9


Certezas Provisórias :

A maconha afeta o cérebro.

Onde o crack passa vai diminuindo vidas .

O cigarro é uma das drogas mais consumidas .

O cigarro contem mais que 4.700 substâncias tóxicas na fumaça.



Dúvidas Temporárias:

Que problemas a maconha pode causar à nossa saúde?

Por que o crack destrói milhares de pessoas?

Por que milhares de pessoas fumam maconha?

O que contem a maconha, cocaína e crak?

O que o crak pode fazer com as pessoas?

Aonde as drogas são produzidas?

Quantas pessoas no Rio Grande do Sul fuman crak e outras drogas atualmente?


Efeitos das Drogas

Os efeitos físicos mais freqüentes são avermelhamento dos olhos, ressecamento da boca e taquicardia (elevação dos batimentos cardíacos, que sobem de 60 - 80 para 120 - 140 batidas por minuto) Com o uso contínuo, alguns órgãos, como o pulmão, passam a ser afetados. Devido à contínua exposição com a fumaça tóxica da droga, o sistema respiratório do usuário começa a apresentar problemas como bronquite e perda da capacidade respiratória. Além disso, por absorver uma quantidade considerável de alcatrão presente na fumaça de maconha, os usuários da droga estão mais sujeitos a desenvolver o câncer de pulmão.

O consumo da maconha também diminui a produção de testosterona. A testosterona é um hormônio masculino responsável, entre outras coisas, pela produção de espermatozóides. Portanto, com a diminuição da quantidade de testosterona, o homem que consome continuamente maconha apresenta uma capacidade reprodutiva menor.

Um problema é o abuso de drogas. Mesmo com grandes campanhas publicitárias feitas pelo governo, muitas vezes, estes assuntos não são debatidos no local onde muitas crianças e jovens estão: na escola. Embora não seja tarefa exclusiva da escola, o trabalho de prevenção contra o abuso de drogas deve passar pela escola.

A maioria das pessoas que fumam maconha o fazem porque tem amigos, irmãos ou irmãs que fumam e eles pressionam a pessoa a provar. Alguns jovens fumam porque veem outros da sua família usando.
Outros pensam que quem fuma a maconha se tornam superiore ou invejável, porque músicas falam sobre isso, ou mesmo porque veem sendo usada nos filmes e na televisão

Por atingir o cérebro em questão de segundos, provoca as alterações bioquímicas e os efeitos da cocaína mais rapidamente.


Os adolescentes que vivem nas ruas, por exemplo, têm no crack um vício mortal!

Pedra de Crak











O nome “crack” surgiu do som que é produzido quando a pedra de coca está sendo queimada.

O Crack deriva da planta de coca. É resultante da mistura de cocaína, bicarbonato de sódio e água destilada, resultando em grãos que são fumados em cachimbos.


O surgimento do Crack se deu no inicio da década de 80, o que possibilitou seu fumo foi a criação da base de coca batizada como livre.

Devido a sua ação sobre o sistema nervoso central, o crack gera aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremores, excitação, maior aptidão física e mental. Os efeitos psicológicos são euforia, sensação de poder e aumento da auto-estima.


A cocaína fumável surgiu na Colômbia, no final da década de 70, quando os usuários começaram a fumar o bazuco, isto é, os restos do refino, que contêm substâncias corrosivas, como ácido sulfúrico e acetona.


Depois, a pasta de cocaína começou ser fumada misturada com maconha, nos EUA e na Amazônia. Mais tarde começaram a ser produzidas as pedras de crack, um precipitado de cocaína com bicarbonato aquecidos em água.

A droga é introduzida no organismo através da absorção em toda a mucosa respiratória, fumada com tabaco ou cachimbos improvisados com caneta esferográfica, embalagens de produtos alimentícios, isqueiros de plástico, etc.

Ao se fumar uma pedra de crack, a cocaína se volatiliza e entra no organismo sob a forma de vapor , ganhando a circulação sangüínea.

Quando a cocaína é introduzida no organismo através da mucosa do nariz, sua absorção se faz por uma superfície de 2 ou 3 centímetros quadrados. Sendo a mucosa do aparelho respiratório muito mais extensa que a mucosa nasal, a absorção é muito rápida e uma grande quantidade de droga atinge o cérebro em questão de segundos, como ocorre no uso por injeção endovenosa, e o usuário fica dependente mais rapidamente.

Além disso, são mais freqüentes as overdoses. A cocaína fumada, o crack, assim como a injetada, é muito mais potente que a cocaína aspirada, atingindo o máximo em 15 segundos, enquanto a aspirada leva cerca de 15 minutos, além de desaparecer mais rápido, deixando uma forte vontade de usar mais, fazendo com que uma pessoa fique até vários dias seguidos usando a droga.

________________________________________
Porque você deve dizer não às Drogas, principalmente ao uso do Crack?




Só no Rio Grande do Sul, já existem mais de 50 mil dependentes deste verdadeiro inseticida humano, que começou a ser consumido entre os jovens das classes mais carentes e hoje atinge pessoas de todas as idades e de todos os estamentos sociais. O crack afeta, inclusive, a vida de quem nunca sequer viu a droga, pois está na raiz das tragédias familiares, na origem de roubos, assaltos e homicídios, na motivação do absenteísmo escolar e na interrupção de carreiras profissionais. É considerado pelas autoridades governamentais como um dos maiores problemas de saúde pública do Estado e como a principal causa da violência nos grandes centros urbanos. Tem, portanto, potencial para se transformar na pior epidemia da história do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário