quinta-feira, 15 de outubro de 2009

FUNK

PROJETO DE APRENDIZAGEM

Título: Funk

Nome Luiz Henrique

Série/turma: 4ª 1

O funk


O funk é um tipo de música eletrônica originado nas favelas do Rio de Janeiro, derivado do Miami Bass, devido à sua batida rápida e aos vocais graves. No Rio, o funk carioca é chamado simplesmente de funk, apesar de ser um gênero diferente do funk legitimo: o americano.

Na década de 70 surgiram as primeiras equipes de som no Rio de Janeiro, como a Soul Grand Prix liderada por Ademir de Barros e Big Boy que promoviam bailes, inclusive, no badaladíssimo Canecão. Com a ampliação do acesso à freqüência FM, a partir da década de 80, o funk no Rio começou a ser influenciado por um novo ritmo da Flórida, o Miami Bass, que trazia músicas mais erotizadas e batidas mais rápidas. Só a FM o Dia (conhecida como a rádio das pessoas de baixa renda) dedica grande espaço em sua grade horária para os falsos sucessos feitos no ritmo funk, um dos mais famosos é a regravação de uma música de Raul Seixas: o "Rock das Aranhas" que vira hit e se junta a ele outras músicas feitas com muito humor e sem muito apelo político como adaptações de músicas do funk norte-americano e gravações de cantores latinos como Steve B, Corell DJ, entre outros MC's. Dentre os raps que marcam o período mais politizado (mas sem perder o humor) no funk é o "Rap do Acari" que abordava o tema da famosa Roubauto, feira de peças de carro roubadas pelas cidade - a feira muito eclética era sinônimo da precariedade do acesso dos pobres da periferia e outros marginalizados à bens de consumo.

Com o tempo, o funk ganha grande apelo dos marginalizados e se afirma como a voz da periferia, cujas letras cantadas pelos MCS, enfatizavam às reivindicações populares pelo combate da violência policial nas comunidades carentes dos morros cariocas. As músicas tratavam o cotidiano dos freqüentadores: abordavam a violência e a pobreza das favelas. Recentemente o Funk tem se firmado como o ritmo mais ouvido e o mais influenciador da classe media alta carioca. Do morro ao asfalto o funk conseguiu, de uma maneira não muito usual, mascarou seu ritmo, mostrando-se mais parecido com um rap americano e integrou um pouco mais as classes cariocas, tão grotescamente divididas na geografia da cidade.Seu ritmo hipnótico por sua batida repetitiva também contribuíram para essa adoração. Algumas letras eróticas e de duplo sentido normalmente desvalorizando o gênero feminino também revelam uma não originalidade em copiar de outros estilos musicais populares no Brasil como o Axé e o forró (ritmos bastantes discriminados no Rio de Janeiro por serem feitos por Nordestinos).

O funk ganhou espaço fora do Rio e ganhou reconhecimento internacional, quando foi eleito umas das grandes sensações do verão europeu de 2005 e ser base para um sucesso da cantora inglesa MIA, "Bucky Done Gun". Um dos destaques desta fase, e que foi objeto até de um documentário europeu sobre o tema é a cantora Tati Quebra-Barraco que se tornou uma figura emblemática das mulheres que demonstra resistência à dominação masculina em suas letras em que põe a mulher no controle das situações.

Com o nascimento de novas equipes de funk e rádios de funk, além do interesse cada vez maior nos bailes, principalmente o Baile do Castelo das Pedras, em Rio das Pedras, Zona Oeste, o funk vem se firmando como um ritmo forte e crescente, apesar do grande preconceito ainda existente.

Os principais funkeiros são Perlla, DJ Marlboro, McCréu e outros.
Alguns Funks que fizeram sucesso:
Os Caçadores - Dona gigi

Mc Marcinho - Glamurosa

Mc Leosinho - Ela só pensa em beijar

Robinho da prata - Copo de vinho ( amo)

Tati quebra barraco - Boladona

Amilka e chacolate - agita o caldeirão



Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário